Governo do Estado participa 1ª Expo Cidades Capixabas 2024
Evento de especialistas, empresas e sociedade para debater políticas públicas, novas tecnologias e o futuro da gestão da água.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), estará na 1ª edição da Expo Cidades Capixabas 2024 — Sustentabilidade e Inovação em Recursos Hídricos, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Cariacica. O evento será aberto ao público e contará com palestras de especialistas no assunto e reunirá estandes de indústrias, empresas, startups e comércios locais.
Entre os temas em debate estão o novo Marco Legal do Saneamento no Brasil, as mudanças climáticas extremas mais frequentes e intensas, como secas, inundações e tempestades e seu impacto na gestão de recursos hídricos nas áreas urbanas, e a educação ambiental voltada para a preservação dos recursos hídricos no Brasil e no Espírito Santo.
O evento tem como objetivo ressaltar a importância das políticas públicas de inovação para universalizar o abastecimento de água com qualidade e segurança. Além disso, busca informar e conscientizar a população sobre o papel de cada cidadão na preservação e conservação dos recursos hídricos, destacando a importância de economizar água e implementar novas tecnologias para sua reutilização.
“A água, fonte de vida e desenvolvimento, enfrenta hoje um desafio essencial: a escassez. Esse problema nos convoca a agir, pensar e inovar. Neste evento, debateremos o futuro dos recursos hídricos no Espírito Santo e no país, com foco em soluções inovadoras para a escassez de água. O Governo do Estado está firmemente comprometido em investir no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a sustentabilidade e garantam a qualidade e a segurança do abastecimento de água para todos os cidadãos. Este é um momento significativo para refletirmos e agirmos coletivamente. Debateremos soluções, compartilharemos ideias com a sociedade civil, o setor privado, a academia e a população capixaba. O futuro depende de nós”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Realidade da água
De acordo com um estudo divulgado em janeiro pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil pode perder até 40% de sua disponibilidade de água até 2040. Em entrevista ao site CNN, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o tema exige uma "sinergia muito grande". Segundo Waldez, no ano passado, 2.123 municípios brasileiros enfrentaram situações de emergência devido à falta ou ao excesso de água.
Em um país que tem mais de 32 milhões de habitantes sem o líquido potável na torneira, o desperdício corresponde a cerca de 35% de todo o volume produzido pelas companhias de saneamento, um percentual bem superior à média dos países desenvolvidos, que fica em torno de 15%. Essas perdas, se evitadas, poderiam abastecer cerca de 54 milhões de pessoas, mais de um quarto da população brasileira. Os dados são do Instituto Trata Brasil, organização não-governamental que defende a universalização dos serviços de saneamento.
Entre 2021 e 2022, houve uma leve redução do Índice de Perda na Distribuição, de 40,25% para 37,78%, respectivamente, depois de uma longa série ascendente. Mesmo assim, muito longe da meta de 25%, o que revela a dificuldade de combater o desperdício de água potável. Mas há bons exemplos pelo país, como em Cariacica e Vila Velha, na Região Metropolitana da Grande Vitória. A primeira conseguiu reduzir perdas de 60,1%, em 2018, para 25%, em 2022. Em Vila Velha, o desperdício caiu, no período, de 38,1% para 25,5%.
Palestras confirmadas:
Dia 15/08 (quinta-feira):
9h às 10h – Abertura Oficial do Evento
10h às 11h – Palestra 1 - Tema: Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Palestrante: Prof. Pablo Lira – INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES
11h às 12h – Palestra 2 - Tema: Novo Marco Legal do Saneamento: investimentos, inovação e sustentabilidade
Palestrante: Alaimar Fiuza - Coordenador de Sustentabilidade Corporativa, CESAN
14h às 15h – Palestra 3 - Tema: Educação Ambiental em Recursos Hídricos
Palestrante: Luana Romero - Grupo Ideias
15h30 às 16h30 – Palestra 4 - Tema: Tendências Tecnológicas e Inovações em Recursos Hídricos no ES Palestrante: Prof. Diogo Buarque - UFES
17h às 18h – Palestra 5 - Tema:
Palestrante:
18h às 19h – Palestra 6 - Tema: Outorga e Cobrança pelo uso da Água
Palestrante: Murilo Antônio Pedroni, Gerente Técnico – SENAR-ES
19h – Encerramento do dia de trabalho
Dia 16/08 (sexta-feira):
10h às 11h – Palestra 7 - Tema: Gestão Sustentável de Recursos Hídricos
Palestrante: Fábio Ahnert - AGERH
11h às 12h – Palestra 8 - Tema: Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos: Interface e Competências Palestrante: Dr. Profa. Stella Emery Santana - FAESA
14h às 16h – Painel Temático - Tema: Avanços e Desafios em Recursos Hídricos
Palestrante: Agentes Municipais
17h às 18h – Palestra 9 - Tema: Recursos Hídricos e Adversidades Climáticas
Palestrante: Prof. Caiado – IFES ALEGRE
18h às 19h – Palestra 10 - Tema: ODS em Recursos Hídricos no ES
Palestrante: Gabrielle Rossi – Eng. Ambiental – APEA-ES/CREA-ES
19h – Encerramento geral do evento
Serviço:
Data: 15 e 16 de agosto
Local: pavilhão de eventos da Matrix Music Hall, Cariacica
Horário: A partir das 9h
Inscrição: credenciamento no local
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Heliomara Ribeiro Mulullo/ Felipe Figueiredo
(27) 3636 – 1806/ (27) 99953-7923
comunicacao@secti.es.gov.br