Inscrições para cursos do Bolsa Técnica terminam neste domingo (16)

14/07/2023 17h47

A oferta é de 274 vagas para três cursos técnicos: Eletrotécnica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva.

Os interessados em realizar os cursos técnicos do Programa Bolsa Técnica têm até este domingo (16) para se inscreverem. São 274 vagas presenciais ofertadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), para cursos técnicos profissionalizantes que serão ministrados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As vagas são para cinco polos municipais do Senai: Senai Cachoeiro de Itapemirim, Senai Colatina, Senai Linhares, Senai Serra e Senai Vitória. Os cursos técnicos ofertados são Eletrotécnica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva. Cada curso tem carga horária de 1.280 horas.

O processo seletivo é destinado aos candidatos que concluíram o Ensino Médio Regular ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM), inclusive Ceeja/Encceja, a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

Para participar da seleção, o candidato deve acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão utilizando número de CPF e e-mail (não pode ser utilizado documentos de terceiros). Após acessar a página, é importante ler as orientações contidas no edital e preencher a ficha de inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. A indicação inválida de opção de curso no formulário de inscrição vai implicar no cancelamento da inscrição.

A seleção será em etapa única. Será analisado o histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente, considerando as pontuações do resultado anual/média final das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, referente ao ano letivo de 2022, ou ao último ano cursado pelo candidato, com resultado aprovado, observando-se até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos. O cálculo pode ser visualizado no edital.

Serão classificados para a matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. Os candidatos suplentes serão relacionados por ordem classificatória e poderão se matricular, caso haja vagas, por ordem de chegada, de acordo com o cronograma divulgado com o resultado, conforme a organização das turmas pelo Senai ofertante.

O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (17), no site da Secti www.secti.es.gov.br e no site www.selecaoaluno.es.gov.br.

Leia o Edital AQUI:

Heliomara Ribeiro Mulullo