Secti reúne professores do Qualificar ES para Primeira Jornada Pedagógica

16/02/2023 17h25 - Atualizado em 16/02/2023 17h31

Foram dois dias de trabalhos intensos para promover cada vez mais o Programa Qualificar ES.

Com o objetivo de debater as práticas pedagógicas e as metodologias com os professores do Programa Qualificar ES, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do eixo de Educação Profissional, promoveu a Primeira Jornada Política Pedagógica de 2023. As aulas do Programa Qualificar ES terão início no próximo dia 28 de fevereiro.

Foram dois dias de encontros no auditório do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha. Participaram 160 professores que estarão distribuídos em 40 municípios capixabas.

Na abertura do evento, no dia 14, foi ministrada a palestra “Formação e Avaliação para o Desenvolvimento de Competências: Desafios da Qualificação Profissional”, com a doutora em Educação e gestora do Núcleo Pedagógico da Faculdade de Administração Espírito-Santense (Faesa), Zilka Teixeira.

A subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Maria Batista de Souza, ressaltou a importância dessa atividade: “A Jornada Político Pedagógica é um momento privilegiado para começar a construir uma nova história, refletir sobre as práticas pedagógicas e repensar o seu próprio trabalho. É quando vemos o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Foram dois dias de trabalhos intensos para promover cada vez mais o Programa Qualificar ES”, pontuou a subsecretária.

Na parte da tarde, a gerente de Educação Profissional da Secti, Renata Resstel, apresentou as orientações gerais do programa.

“Nosso objetivo foi promover a integração, discussão de ideias e troca de experiências entre os professores, coordenadores regionais, coordenadores de eixo, pedagogos e gestores”, informou Renata Resstel.

No segundo dia de JPP, foram distribuídos aos professores os kits que vão auxiliar as atividades. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, se apresentou à equipe e agradeceu a todos que escolheram a missão de qualificar o capixaba para a geração de renda.

"É importante rever as metodologias para que os cursos de qualificação sejam cada vez mais inovadores, criativos e que atendam às necessidades do mundo do trabalho com o objetivo de formar pessoas capazes de contribuir com a transformação de um mundo melhor”, disse.