A Jornada de Empreendedorismo de Andreia Magalhães com o QualificarES

17/05/2024 09h55

Moradora de Vila Velha, Andreia Magalhães encontrou no programa a oportunidade de se especializar, aprimorar suas habilidades e realizar o sonho de ter seu próprio negócio de confeitaria.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), incentiva o empreendedorismo por meio do QualificarES Empreendedor, servindo de base fundamental para a trajetória de Andreia Magalhães. Moradora de Vila Velha e confeiteira há oito anos, Andreia teve que escolher entre trabalhar fora e cuidar dos filhos e, há dois anos, optou por trabalhar por conta própria.

Enquanto trabalhava por conta própria, buscava cada vez mais se especializar e encontrou o QualificarES por meio de uma reportagem, e interessou pelo curso de bolos e variedades. O QualificarES foi um divisor de águas na trajetória de Andreia; ela pôde perceber que existem muitas outras oportunidades a serem alcançadas, mesmo que já trabalhasse na área.

Por meio da Trilha da Inovação, Andreia Magalhães pode se especializar e ter contato com o empreendedorismo, desenvolvendo habilidades importantes para ampliar seu próprio negócio por meio do QualificarES Empreendedor. Inspirada pelo programa, a empreendedora decidiu retomar seus estudos e está se preparando para iniciar um curso de gastronomia.

“Participei da Trilha da Inovação, e isso abriu minha mente, despertou em mim o desejo de querer crescer, voltei a estudar para poder concluir o Ensino Médio e ano que vem, começar um curso de Gastronomia, que no momento é o meu foco. O QualificarES Empreendedor me apresentou novas oportunidades, sei que ainda tenho muito a conquistar”, contou Andreia Magalhães.

Ela encontrou sua vocação na confeitaria, começando timidamente ao fazer bolos de aniversário para seus filhos. Logo viu uma oportunidade surgir quando as primeiras encomendas começaram a chegar, levando-a a trabalhar em uma padaria. No entanto, o nascimento de outro filho e os problemas de saúde do marido a fizeram repensar suas prioridades. Por se descobrir cardíaca, Andréia Magalhães enfrentou o dilema entre trabalhar fora ou se dedicar à sua paixão pela confeitaria, optando pela segunda alternativa, para cuidar de sua saúde e de seus filhos.

“A história de Andreia é inspiradora para todos nós, sua jornada de superação e crescimento pessoal reflete não apenas a importância da qualificação profissional, mas também o impacto positivo que programas como o QualificarES têm na vida dos capixabas. Ao incentivar o empreendedorismo, o QualificarES Empreendedor não só oferece oportunidades de crescimento profissional, mas também fortalece a economia local e contribui para a construção de uma comunidade mais próspera e inclusiva”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Com determinação, Andréia decidiu transformar sua paixão em um negócio lucrativo. O sucesso de sua empresa, a Bolo, não é apenas uma questão financeira, mas uma realização pessoal. Aos 31 anos, ela busca não apenas um retorno financeiro, mas também a conquista de um certificado acadêmico, concretizando seus sonhos e mostrando sua capacidade.

“Na trilha da inovação, especificamente no curso de empreendedorismo são buscados alunos que já tenham experiência em empreender, que já estejam envolvidos em algum tipo de negócio. Aprendemos a fazer uma sondagem de mercado, entender as necessidades do mercado, entender que eu não preciso fazer o que todo mundo faz, que eu posso ter o meu diferencial. É essencial ter boas habilidades de vendas, mas também é crucial saber como nos posicionar e como tratar os clientes. Não basta apenas criar um produto, pois um produto por si só não se vende, precisamos entender como fazer um bom marketing e implementar estratégias eficazes para que nosso produto se destaque”, contou Andreia Magalhães.

Serviço:

Heliomara Ribeiro Mulullo / Felipe Figueiredo