Aulas de lançamento marcam segunda oferta de cursos gratuitos do Qualificar ES

20/08/2019 15h58 - Atualizado em 20/08/2019 16h01

Nesta etapa, o programa ofertou quase 5 mil vagas em cursos presenciais em diversos municípios

Entre os dias 12 e 14 de agosto, iniciaram as aulas da segunda oferta de vagas para cursos presenciais gratuitos do Programa Qualificar ES nos municípios de Aracruz, Cariacica, Guarapari, Santa Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. As aulas de lançamento recepcionaram os quase 5 mil novos estudantes com palestras sobre temas que envolvem o trabalho no mundo contemporâneo.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), busca promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na inovação e na empregabilidade.

Para a subsecretária Solange Maria Batista de Souza, que esteve presente na aula de lançamento da unidade de Itararé, em Vitória, no último dia 14, as palestras da primeira aula são importantes para a motivação dos alunos. “Trabalhar com palestras no início do curso é uma forma de motivar os alunos. Nessa etapa, focamos no empreendedorismo para que as pessoas possam se qualificar. Dessa forma, fomentamos a economia criativa. Nosso público hoje está em busca de geração de renda”, defende.  

Os cursos presenciais são oferecidos para residentes maiores de 16 anos dos municípios contemplados, com exceção dos cursos da área de saúde, cujos estudantes devem ser maiores de 18 anos. A auxiliar de enfermagem Tania Maria Rufino, atualmente desempregada, contou quais são suas expectativas para o curso de Maquiagem na unidade de Feu Rosa, na Serra. “Escolhi (o curso) porque tenho vontade de aprender e é um mercado que está crescendo muito. Pretendo empreender após o curso. Todo mundo sabe fazer alguma coisa e só falta um incentivo para colocar isso em prática“, disse.

Além de promoverem qualificação profissional, os cursos contribuem para a melhora da autoestima dos estudantes. É o que afirma a pedagoga Paula Fernanda Flanssinett, que enxerga a oportunidade de realizar o curso de Decoração de Festas, na unidade Jockey de Itaparica, em Vila Velha, como uma forma de empreender e contribuir mais para a renda da família. “O curso irá me ajudar a desenvolver um conhecimento maior do que eu já fazia, por exemplo, na minha igreja e até nos murais de escolas de educação infantil. Como tenho maior liberdade de horário na minha rotina de trabalho, posso empreender e agregar para a minha família. Isso vai desenvolver a minha autoestima, com certeza”, afirma.

O Qualificar ES também ofereceu 4.450 vagas em 15 cursos gratuitos EaD e Semipresenciais nesta segunda etapa. Até 2022, a Secti visa atingir a meta de 170 mil vagas oferecidas. A próxima oferta de vagas para cursos presenciais do programa está prevista para o dia 24 de setembro.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

Texto:

Jonathas Gomes

Tópicos:
Noticias