Cursos semipresenciais do Qualificar ES terão encontros on-line

31/03/2020 14h35 - Atualizado em 31/03/2020 14h37

O Programa tem três cursos semipresenciais para profissionais da educação em andamento. 

O Programa Qualificar ES, desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), oferece três cursos semipresenciais em andamento: “Introdução a Libras”, com encontros presenciais em Vila Velha; “Metodologias Ativas na Educação”, com encontros em São Mateus; e “Programação Neurolinguística – PNL”, com encontros presenciais no município de Montanha. Os mais de 200 cursistas são profissionais da educação capixaba. 

Devido à necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do novo Coronavírus no Espírito Santo, os três encontros presenciais dos cursos semipresenciais, previstos nos editais de seleção que ainda faltavam ser realizados, tiveram que ser suspensos. 

A solução encontrada pela Secretaria para dar andamento aos cursos de “Metodologias Ativas na Educação” e “Programação Neurolinguística – PNL” foi de manter o encontro entre os alunos e seus professores, mas de forma digital. Dessa forma o encontro presencial que aconteceria no próximo sábado, dia 04 de abril, será realizado por meio de webconferência. 

A Subsecretária da Secti, Solange Maria Batista de Souza, destacou a importância da ação. “A nossa decisão é com base na Resolução 5.477/2020, do Conselho Estadual da Educação, que autoriza as disciplinas teóricas de forma on-line. O objetivo da decisão é mantermos, da melhor forma possível, o planejamento dos cursos. Entendemos que este é um momento muito delicado para toda sociedade. Por isso, decidimos manter as atividades de forma digital. Vamos fazer o possível para que os nossos alunos não tenham os estudos prejudicados por esta pandemia. Nós contamos com a participação de todos os cursistas nas aulas on-line e desejamos bons estudos”. 

A Secti reforça que é obrigatório o acesso de todos os alunos, pois a aula contará como presença. A webconferência acontecerá das 9h às 11h. O link de acesso será fornecido pelo e-mail de cadastro de cada aluno e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para mais informações, o cursista deve entrar em contato com o seu professor. 

Já o curso de “Introdução a Libras” não terá webconferência como substituição do encontro presencial no próximo sábado (04). Os três encontros restantes serão realizados posteriormente. “Estamos orientando os professores do curso de “Introdução a Libras” que gravem vídeoaulas para manter as salas ativas. Vale ressaltar que o curso terá continuidade on-line e que, posteriormente, iremos verificar como ocorrerão os encontros presenciais. O curso apresenta uma ementa bem intensa sendo necessário alguns encontros presenciais”, explicou a subsecretária Solange Maria Batista de Souza.

 

Texto: Samantha Nepomuceno

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

Tópicos:
Noticias