Formação docente do programa Mulheres Mil foca em igualdade e inclusão social

02/08/2024 15h32

Durante a formação, foram discutidas estratégias educacionais e metodologias para capacitação profissional de mulheres em situação de extrema vulnerabilidade.

Nos dias 01 e 02 de agosto foi realizada a formação docente do Programa Mulheres Mil. Professores e representantes do QualificarES estiveram presentes no evento, que teve como objetivo discutir estratégias e práticas educacionais para a promoção da igualdade de gênero e inclusão social. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade, além de apresentar metodologias de ensino e projetos desenvolvidos no âmbito do programa. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer algumas iniciativas, visando a aprimorar a qualidade do ensino oferecido.

"O Programa Mulheres Mil é um exemplo claro de como a qualificação profissional pode transformar a realidade das mulheres em situação de vulnerabilidade. Nossa meta é promover a igualdade e a inclusão social por meio da educação, capacitando essas mulheres para que possam acessar melhores oportunidades. Qualificação gera trabalho, emprego e renda para mudar a realidade dessas famílias”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Os docentes compartilharam suas experiências durante o evento. O professor Nilcimar Benevides, destacou a importância do aprendizado mútuo: "Trabalhar com a população carcerária pela primeira vez será uma experiência profundamente enriquecedora, tenho certeza que vou aprender tanto com as alunas quanto elas aprenderão comigo."

Rafael Pessanha, com 15 anos de experiência como educador, reforçou seu compromisso: "Estou com vocês há 15 anos e continuo comprometido em promover a educação, qualificação e empreendedorismo. Contem sempre comigo para multiplicar esses conhecimentos e oportunidades."

Programa Mulheres Mil

O Programa Nacional Mulheres Mil foi lançado em 2011, sendo uma expansão de uma iniciativa-piloto homônima, criada em 2007 pela Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O objetivo principal do programa é promover a formação profissional e tecnológica, aliada ao aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Para isso, busca garantir o acesso à educação para essa parcela da população, adaptando-se às necessidades educacionais de cada comunidade e à vocação econômica das regiões.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Heliomara Ribeiro Mulullo / Felipe Figueiredo

(27) 99953-7923 / (27) 3636-1806

comunicacao@secti.es.gov.br

Tópicos:
Noticias, Notícias