Governo do Estado incentiva inovação no setor agropecuário no Conexão Digital de Inovação AGRO em Vargem Alta

28/05/2024 09h46

Evento destacou startups com soluções sustentáveis e tecnológicas, promovendo atualização e networking no setor agropecuário

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), esteve presente no Conexão Digital de Inovação AGRO, em Vargem Alta, para promover a interação, inovação e desenvolvimento democrático do conhecimento no setor agropecuário. O evento ocorreu nos dias 15 e 16, com uma programação diversificada, palestras, visibilidade para startups, ciclos de debates, exposições e oportunidades de networking, visando a promover a atualização tecnológica e a troca de experiências na área da agropecuária.

Foram premiadas três startups, que receberam R$ 2.500,00 para o primeiro lugar, R$ 1.000,00 para o segundo e R$ 500,00 para o terceiro. A startup B-612 Soluções Sustentáveis levou o primeiro lugar, com uma iniciativa que torna eficiente a proteção de bens, patrimônios e meio ambiente, desenvolvendo um retardante de chamas a partir de celulose e grafeno, demonstrando eficiência e base sustentável.

Em segundo e terceiro lugar foram premiadas respectivamente as startups Dan AI, uma startup de geração e qualificação de leads B2B, uma ferramenta de prospecção de vendas que utiliza base de dados digitais para encontrar clientes ideais, por meio de inteligência artificial; e a startup TUIN, um WebApp de turismo inteligente que proporciona experiências enriquecedoras ao turista e feedbacks para estabelecimentos.

"Esses prêmios não são apenas um reconhecimento do talento e da inovação presentes em nosso Estado, mas também um incentivo vital para que continuemos avançando no desenvolvimento tecnológico e sustentável. Este evento é uma oportunidade ímpar para fortalecer o ecossistema de inovação, promovendo a troca de conhecimentos e experiências essenciais”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O evento se destacou como uma vitrine essencial para as startups mostrarem seu potencial inovador e influência no mercado. Os critérios escolhidos pela equipe técnica asseguraram uma avaliação abrangente, levando em conta desde a inovação e viabilidade dos modelos de negócio até o impacto social e ambiental.

Heliomara Ribeiro Mulullo / Felipe Figueiredo
comunicacao@secti.es.gov.br