Governo do Estado vai abrir 11 mil vagas em cursos de qualificação profissional

26/03/2021 16h45 - Atualizado em 26/03/2021 16h56
Crédito: br.freepik.com

A ação integra as medidas de Proteção Social para reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), anunciadas nesta sexta-feira (26), pelo governador Renato Casagrande.

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), vai abrir 11 mil vagas em cursos de qualificação profissional destinados a moradores de todo o Estado. São 10 mil vagas em cursos on-line pelo projeto Qualificar ES, além de mil vagas pelo Projeto Formação Empreendedora, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). 

A ação integra as medidas de Proteção Social para reduzir os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), anunciadas nesta sexta-feira (26) pelo governador do Estado, Renato Casagrande. O valor total do investimento é de R$  1,2 milhão.

As 10 mil vagas do Qualificar ES serão divididas em dez cursos. São eles: Auxiliar Administrativo, Digital Influencers - Marketing de Influência, Inglês Básico, Gestão financeira de pequenas e médias empresas, Marketing Digital para o seu negócio, Word e Excel, Fotografia, Inglês Intermediário, Maquiagem e Segurança do Trabalho.

Para concorrer às vagas, basta ter idade mínima de 16 anos completos no ato da inscrição, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. No caso dos cursos de Maquiagem e Segurança do Trabalho, que integram a categoria “Ambiente e Saúde”, a idade mínima necessária é de 18 anos.

As inscrições começam no dia 30 de março e seguem até 09 de abril, no site do Qualificar ES (www.qualificar.es.gov.br). Já os cursos acontecem a partir do dia 19 de abril, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas podem ser feitas em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos têm acesso a apostilas para download, participam de fóruns de discussão e recebem certificação após a conclusão dos cursos.

Na última semana, o governador Renato Casagrande anunciou importantes medidas para mitigação dos efeitos econômicos da Covid-19, no âmbito do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente. Agora, reforça a atenção do Governo do Estado aos mais vulneráveis, com ações de cunho social. Com a oferta desses cursos, estamos garantindo que a qualificação profissional chegue aos capixabas, ainda que durante este, que é o momento mais desafiador da pandemia até aqui”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann.

Empreendedorismo 

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) vai abrir mil vagas em cursos gratuitos de qualificação para quem quer empreender no mercado. Trata-se do protejo Formação Empreendedora que vai oferecer cursos rápidos e práticos em mecânica de motos, eletricista predial, confeitaria, biscoito e salgados, mecânico de máquina de costura, confecção industrial, entre outros. 

Os cursos que serão oferecidos nos formatos itinerante e nas unidades fixas, têm como executor o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  

Formação Empreendedora vai qualificar e capacitar mil pessoas para que a partir da formação profissional possam empreender, por isso, os cursos são voltados para a criação de pequenos negócios nas áreas: automotiva; de confecção; alimentos e bebidas; construção civil; frigorífico e Informática. Além disso, os alunos têm módulos de formação empreendedora e gestão financeira.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o objetivo da Aderes é atender futuros empreendedores capixabas dos 78 municípios do Estado, com capacitações por meio de unidades móveis e fixas.

As formações vão para além do ensino de um ofício, garantem uma capacitação com foco no empreendedorismo, fomentando o surgimento de pequenos negócios, gerando renda e melhor qualidade de vida para o capixaba”, pontuou Alberto Gavini.

Os cursos oferecidos trabalham o teórico e o prático, por isso, são realizados em oficinas, cozinhas, entre outros. A previsão é de que as aulas tenham início assim que as medidas de segurança sanitária de combate ao novo Coronavírus (Covid-19) permitam atividades presenciais.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Carolina Moreira / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sedes.es.gov.br gabriela.galvao@sedes.es.gov.br 

gomes.carolina@sedes.es.gov.br larissa.linhalis@secti.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 / 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

Tópicos:
Noticias