Governo realiza formatura dos cursos presenciais do Qualificar ES na Grande Vitória

13/12/2022 11h42 - Atualizado em 13/12/2022 11h47

Ao todo, 3.577 alunos se formaram nesta oferta do programa na região.

O Governo do Estado realizou, nessa segunda-feira (12), a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos presenciais da 3ª oferta anual do Programa Qualificar ES, referente aos polos da Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao todo, 3.577 alunos se formaram nesta oferta do programa na região.

Durante a cerimônia no Centro de Convenções de Vitória, com a presença da vice-governadora Jacqueline Moraes, foi realizada a entrega de certificados para todos os alunos e dos kits empreendedores aos formandos dos cursos práticos de beleza, gastronomia, decoração de festas e costura. Foram distribuídos 1.098 kits compostos por produtos relativos à área de formação, com o objetivo de auxiliar os formandos na abertura de novos negócios, fomentando o empreendedorismo.

O governador do Estado, Renato Casagrande, não pôde estar presente no evento por cumprir agendas de trabalho em Brasília (DF), mas enviou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia.

“Quero deixar registrado o meu abraço a todos vocês que estão tendo a oportunidade de participar desta formatura. O Qualificar ES permite que a gente possa alcançar um grande número de pessoas com formação profissional para que possam empreender ou servir como passaporte para o emprego. Em todas as formaturas do programa que participo, parabenizo os alunos pela atitude. A atitude de se inscrever, de fazer o curso, de aprender e de correr atrás em busca de mudança de vida. Isso muda a vida das pessoas para melhor e também a vida do nosso Estado”, disse Casagrande.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, participou da cerimônia e destacou a relevância do programa Qualificar ES enquanto política pública. “O Qualificar ES é um programa de Estado estabelecido por lei. Porém, mais que isso, é uma política pública de transformação de vidas. Em menos de quatro anos, já são quase 500 mil capixabas que receberam e abraçaram a oportunidade de se qualificar e buscar um novo caminho para suas vidas: o caminho da educação”, comemorou.

“Graças à sensibilidade do nosso governador Renato Casagrande, acrescentamos a esta conquista a entrega dos kits empreendedores para que os formandos também possam dar o pontapé inicial em seus próprios negócios”, complementou Pessanha.

Interior

Também foram realizadas cerimônias de entrega dos certificados e kits nos municípios do interior do Estado. Ao todo, 3.151 alunos se formaram nesta oferta do programa no interior e 1.106 pessoas, formandos de cursos práticos, foram agraciados com os kits empreendedores.

Qualificar ES

O Programa Qualificar ES foi lançado em 15 de maio de 2019. Desde então, vem ofertando cursos de qualificação e capacitação profissional aos capixabas em três modalidades: presencial, on-line e semipresencial. Desde 2019, foram ofertadas mais de 500 mil vagas em cursos nas três modalidades.

O Programa Qualificar ES consiste em ofertar cursos de qualificação profissional a cidadãos e cidadãs residentes no Espírito Santo, por meio de uma proposta inovadora, empreendedora e para promover a melhoria da qualidade de vida da população capixaba, tornando-se um dos projetos prioritários do Governo do Estado.

Dessa forma, o Programa contribui para a qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para a inserção ao mundo do trabalho. Em 2021, o Programa Qualificar ES ofertou 160.496 vagas.

O Qualificar ES integra o Sistema Universidade do Estado do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), e foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema UniversidadES reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação.

Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

Formação Avançada

Neste ano, o programa ganhou mais uma linha de atuação, o Qualificar ES – Formação Avançada. Os cursos ofertados neste módulo são realizados por meio da Coursera, que é a maior plataforma mundial de cursos online, com cursos de universidades e empresas de excelência de todo o mundo (como Google, Microsoft, Universidades de Tokio, Michigan, Rotterdam e outras) e certificação internacional, numa parceria com a DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital.

O primeiro edital público ofertou sete mil licenças para ingresso na plataforma on-line de estudos Coursera, beneficiando cerca de 21 mil capixabas. O programa ofertará ainda novos editais ao longo dos próximos dois anos, atendendo mais de 56 mil pessoas.

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis