Jornada empreendedora: Jussara Araújo transforma sua vida por meio do programa QualificarES

01/07/2024 11h18

Jussara Araújo, de 27 anos, superou desafios com apoio do programa QualificarES, abrindo seu próprio salão de beleza e gerando empregos para outras mulheres.

Com o Programa QualificarES, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promove a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco em cursos profissionalizantes e inovação. Desde 2019, o programa oferta cursos gratuitos de qualificação profissional, permitindo que milhares de pessoas ingressem no mercado de trabalho.

Jussara Souza Araújo, de 27 anos, é uma dessas pessoas. Ela fez um importante avanço na própria carreira ao descobrir o programa QualificarES, conheceu o programa por meio de uma amiga e, inicialmente, teve dúvidas sobre a gratuidade do curso. Após ser selecionada, percebeu a organização e seriedade do programa.

Durante o curso, Jussara Araújo enfrentou desafios devido ao cansaço do trabalho e a responsabilidade de cuidar de um recém-nascido. No entanto, com o apoio dos professores, especialmente da professora Odinéia, conseguiu se manter no curso.

Ela completou cinco cursos e, devido às lições de marketing que aprendeu, pôde superar o medo de abrir seu próprio negócio, pediu demissão de seu emprego anterior e abriu o salão Bella Donna. Jussara Araújo conseguiu empregar outras alunas do QualificarES e frisa a importância do Qualificar em dar oportunidades às mulheres, muitas vezes vítimas de abuso, violência doméstica e baixa autoestima.

“A trajetória de Jussara é um exemplo inspirador do impacto transformador do programa QualificarES, que visa não apenas qualificar profissionalmente os capixabas, mas também promover a inclusão e o empoderamento por meio da educação. Sua história destaca o papel fundamental do QualificarES em oferecer oportunidades reais de crescimento e autonomia, especialmente para as mulheres”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Qualificação Profissional

O Qualificar ES é realizado em conjunto com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida e atua nos bairros com alta vulnerabilidade social, na redução da criminalidade. Atende, ainda, os cidadãos de todo o Espírito Santo, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho, oferecendo cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Dessa forma, o Programa contribui com a qualificação profissional, com foco no desenvolvimento econômico e social, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de vida dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para a inserção no mundo do trabalho.

Para consultar os editais e se inscrever nos cursos do QualificarES, acesse o site: http://www.qualificar.es.gov.br/.

Heliomara Ribeiro Mulullo/ Felipe Figueiredo
(27) 3636 – 1806/ (27) 99953-7923