Qualificar ES abre mais 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos no Estado

18/09/2020 11h15

As vagas estão divididas em dois editais de seleção, ou seja, em duas etapas de inscrição.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) vai abrir, por meio do Programa Qualificar ES, mais 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos para os moradores de todo o Espírito Santo. As vagas fazem parte da 4ª oferta de 2020, que também será a última do ano.

As 36 mil vagas serão divididas em dois editais de seleção, ou seja, em duas etapas de inscrição. Na próxima terça-feira (22), serão abertas 10 mil vagas exclusivas para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Uma novidade do Qualificar ES na modalidade on-line, pois, anteriormente à pandemia da Covid-19, a parceria entre os programas acontecia somente por meio dos cursos presenciais. 

“O Estado Presente tem esse nome porque é um programa que procura estar aonde o Estado precisa estar prioritariamente. Existem bairros selecionados, onde foi identificado que existe maior necessidade da presença do Estado devido ao alto índice de vulnerabilidade social. A partir disso foram desenvolvidas várias ações conjuntas que envolvem diversos órgãos do Governo estadual. Não são só ações da Secti na área da educação profissional, mas também ações ligadas às áreas de segurança pública, assistência social, empreendedorismo, entre outras. A nossa parte é de oferecer cursos gratuitos de qualificação que sejam adequados para a realidade dos residentes desses bairros”, afirmou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel.

“Então, nós vamos oferecer cursos que sejam factíveis de serem feitos pela comunidade local e que gerem condições tanto de empreendedorismo, para que o cidadão possa abrir seu próprio negócio, quanto em relação ao mundo do trabalho. São cursos que podem aprimorar ofícios ou talentos que as pessoas já tenham ou que possibilite aprender algo novo. A ideia é de oferecer cursos que sejam o mais atraente possível, que sejam factíveis de serem feitos on-line e que atendam aos anseios da população. Lembrando que o cidadão que não reside em um dos bairros selecionados pode se inscrever na segunda etapa da oferta, que vai abrir mais 26 mil vagas”, informou Cristina Engel.

O segundo edital será aberto no dia 27 de outubro, com mais 26 mil vagas destinadas aos moradores de todo o Espírito Santo. Ao todo, 13 opções de cursos serão oferecidas nas 26 mil vagas.

Vagas para o Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Os moradores dos mais de 100 bairros atendidos pelo Estado Presente em Defesa da Vida, desenvolvido pelo Governo do Estado, já podem escolher quais cursos querem fazer no Qualificar ES. O edital de seleção com todas as informações está publicado no site www.qualificar.es.gov.br e também pode ser acessado clicando aqui.

No edital, o candidato tem acesso à lista com todos os bairros contemplados. Os municípios são Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Vila Velha, Linhares, Vitória, São Mateus e Guarapari.

Ao todo, 10 opções de cursos a distância (on-line) estão disponíveis e o interessado pode se inscrever em duas opções. As inscrições devem ser realizadas no site do Qualificar ES (www.qualificar.es.gov.br), a partir da próxima terça-feira (22) até o dia 06 de outubro. Basta o candidato acessar o site, realizar um cadastro (caso ele ainda não seja cadastrado no site) e preencher o formulário de inscrição.

O resultado será divulgado, no mesmo site, no dia 13 de outubro e as aulas iniciam no dia 20 do mesmo mês. A seleção será realizada pela ordem de inscrição. Os requisitos são ser morador dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, ter mais de 16 anos e acesso à internet.

Veja as opções de cursos:    

CURSOS  

CARGA HORÁRIA  

VAGAS  

Assistente de Tecnologia da Informação

120h 

1000

Auxiliar Administrativo

120h 

1000

Cuidador de Idosos (Maior de 18 anos)

120h 

1000

Educação Especial Inclusiva

120h 

1000

Fotografia

120h 

1000

Inglês Básico

120h 

1000

Maquiagem

120h 

1000

Panificação

120h

1000

Segurança do Trabalho

120h 

1000

Tecnologias Educacionais

120h 

1000

TOTAL   

 

10.000 

  

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, e as aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Noticias