Secti encerra mutirões de inscrição para cursos presenciais

30/01/2020 14h31 - Atualizado em 30/01/2020 14h51

Expandir a atuação do Qualificar ES e auxiliar no processo de inscrição dos candidatos são alguns dos objetivos da realização dos mutirões.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) encerrou os mutirões da segunda etapa de inscrição do Programa Qualificar ES nas cidades de João Neiva, Linhares, Santa Leopoldina, Viana, Vila Velha, Conceição da Barra e Vitória. A iniciativa buscou ampliar o acesso dos capixabas à inscrição no Programa.

Em Santa Leopoldina e em Viana, os mutirões aconteceram em 20 de janeiro. Em Vila Velha, os bairros da Grande Terra Vermelha receberam a iniciativa nos dias 23 e 24. Já em Vitória, os mutirões ocorreram nos dias 22 e 29, nos bairros da Grande São Pedro e de Solon Borges, respectivamente. A Secti também realizou eventos de inscrição em João Neiva, na segunda-feira (27), em Linhares, na terça-feira (28), e em Conceição da Barra, na quarta-feira (29).

Expandir a atuação do Qualificar ES e auxiliar no processo de inscrição dos candidatos são alguns dos objetivos da realização dos mutirões. É o que afirma a gerente de educação profissional da Secti, Renata Resstel, responsável pela realização da iniciativa, juntamente com a equipe de Gerência de Educação Profissional (GEP).

“Entendemos a dificuldade de acesso à internet que parte da população enfrenta e, por isso, nos aproximamos dos candidatos para auxiliá-los na realização da inscrição. Dessa forma, nossa atuação visa democratizar a oportunidade de qualificação profissional gratuita e de qualidade. Trabalhamos para consolidar o Qualificar ES como um agente de transformação na vida dos capixabas”, ressalta.

A candidata Lezy de Oliveira, de 53 anos, está desempregada há um ano e decidiu se inscrever no curso de “Cuidador Infantil”. A moradora de Vitória, que trabalha informalmente como cuidadora de idosos, conta que deseja ampliar suas chances de atuação profissional após a conclusão do curso.

“Eu já havia me inscrito no ano passado e não fui convocada. Fiquei sabendo do mutirão por indicação de uma amiga e decidi comparecer. Espero fazer o curso e conseguir uma oportunidade de emprego na área, que eu tenho muita afinidade e amo atuar. Gosto muito de cuidar de pessoas e amo crianças”, comenta Lezy de Oliveira.

Inscrições já abertas

As inscrições para o Qualificar ES permanecem abertas para cursos presenciais da segunda fase da oferta e para cursos on-line. Moradores dos municípios de Conceição da Barra, Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e Linhares têm até 02 de fevereiro para acessar o site do Programa (www.qualificar.es.gov.br) e se inscrever nas opções ofertadas. Já os candidatos para cursos on-line têm até 10 de fevereiro para a realização da inscrição. Os editais com todas as informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis no site.

Última etapa

A Secti ainda ofertará a quarta e última etapa do Qualificar ES com cursos semipresenciais destinados aos profissionais da área da educação. As inscrições vão de 04 a 16 de fevereiro e são indicadas para profissionais da área da educação. Há vagas para os cursos de “Introdução a Libras”, em Vila Velha, “Programação Neurolinguística - PNL”, em Montanha, e “Metodologias Ativas na Educação”, em São Mateus. O edital de inscrição já está disponível no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br).

Texto: Jonathas Gomes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

 

 

Tópicos:
Noticias