Secti realiza formatura de primeiras turmas do Programa Qualificar ES

21/08/2019 16h27 - Atualizado em 22/08/2019 12h17

Eventos celebraram a qualificação de milhares de cidadãos capixabas 

Mais 257 capixabas comemoram desde ontem (20), em Viana, a qualificação para atuação no mercado de trabalho capixaba. A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realizou a formatura de turmas de cursos presenciais do Programa Qualificar ES no município. Na última quinta-feira (15), a Secti já havia realizado eventos de formatura de turmas de outros municípios da Grande Vitória, além de Aracruz, no interior do estado.  

Os eventos de formatura foram ampliados devido ao grande número de estudantes formados na primeira oferta do programa. Ao todo, 2331 alunos concluíram os cursos presenciais oferecidos. As cerimônias celebraram a qualificação dos estudantes, que receberam certificados de conclusão dos cursos. 

Diante dos desafios econômicos do país e das mudanças no mundo do trabalho, a subsecretária da Secti, Solange Maria Batista de Souza, destaca o impacto do Qualificar ES para o cidadão capixaba. “O programa faz o mapeamento da situação geográfica de cada município para avaliar qual é a demanda de cada um e, então, trabalhar dentro dessas especificidades. O diferencial é que buscamos ir até a comunidade do cidadão”, aponta. 

A subsecretária também destaca como o projeto oferece ao aluno uma formação ampla, além dos conhecimentos específicos de cada curso, ensinando-o a agregar valor ao seu trabalho e a conquistar seu público-alvo. “Criamos, na última oferta, um módulo específico de empreendedorismo para todos os cursos, independentemente da área, para reforçar e para orientar nossos alunos sobre como se inserir no mundo do trabalho”, declara, reforçando ainda a atuação do Qualificar ES na orientação dos alunos em relação à formalização e à negociação de microcrédito. 

A cabeleireira Sandra Berud dos Anjos, de 41 anos, é moradora de Viana e trabalhou durante 4 anos em um salão de beleza de Vitória. Sandra já possuiu seu próprio salão anteriormente, mas a falta de conhecimento relacionado à gestão administrativa de negócios foi uma barreira para a continuidade de seu projeto. A cabeleireira, então, decidiu buscar formas de adquirir o conhecimento e, assim, retomar seu sonho: administrar seu próprio salão de beleza. Foi no curso de Auxiliar de Rotinas Administrativas que a moradora de Viana encontrou a oportunidade que precisava. 

“Eu não sabia administrar meu dinheiro. Achava que tudo o que eu produzia era meu e não fazia separação do que entrava. Após trabalhar em um salão, percebi que a gestão não é dessa forma e decidi buscar um curso para aprender a gerir melhor um negócio. No curso, tudo o que o professor ensinava parecia direcionado a mim”, declara Sandra, que comemora a oportunidade de voltar às salas de aulas aos 41 anos.  

Agora, Sandra espera gerir melhor seu salão de beleza e declara que não pretende deixar as salas de aula. “Gostei muito do curso. Após tantos anos, voltar a estudar me fez muito bem. Pretendo fazer uma faculdade de Administração e aplicar o conhecimento para continuar trabalhando no que amo, no ramo da beleza. Amo lidar com o público”, confessa. 

Os 2331 alunos formados na última oferta de vagas para cursos presenciais do programa podem, agora, comemorar a conquista e buscar inserção no mercado. A próxima oferta de vagas para cursos presenciais do programa está prevista para o fim de setembro. 

 

Texto: Jonathas Gomes 

 

Informações à imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

Tópicos:
Noticias